Comunidade de Açungui - Guaraqueçaba PR

   Apesar do blog estar  um pouco desatualizado, as postagens a seguir também serão um resumo das principais atividades realizadas pelo projeto Farinheiras do Litoral nas comunidades de Açungui e Potinga no Município de Guaraqueçaba.


      Elaboração do rótulo da Farinha de Mandioca

 

   A presença do rótulo na embalagem de alimentos é uma exigência da ANVISA(Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para sua comercialização. Ele é um meio de comunicação direta entre o produto e seu consumidor e  importante ferramente para ressaltar então suas características e qualidades.

 Metodologia

   Foi necessária a capacitação da equipe para transmitir à comunidade a importância da embalagem e como esta é crucial no processo de colocação do produto no mercado de consumo.
  Através de cartilhas elaboradas pela Sociedade Nacional de Agricultura e pela ANVISA foi possível expor cada elemento que o rótulo deve conter, assim como suas especificações.
 Com relação à definição dos elementos gráficos a compor a imagem que representaria a comunidade, foi abordada a temática da valorização do produto em si, devido às suas características naturais, que é possível através da comunicação que se efetua na rotulagem.
  Para a definição dos elementos gráficos de forma participativa foi utilizada a técnica de Brainstorming ou tempestade de idéias, onde um grupo de pessoas cria o maior numero de idéias a cerca de um tema previamente selecionado.
 Outra técnica utilizada na coleta de informações foi o Grupo Focal, onde foi identificado um grupo de discussão informal e de tamanho reduzido, na tentativa de minimizar os conflitos e com o propósito de obter informações de caráter qualitativo em profundidade.

Desenvolvimento da Ação

  Após as oficinas sobre o rótulo e já com os elementos de identidade cultural pré-estabelecidos, foram feitos esboços à mão, na tentativa de definir um logotipo para a comunidade, que fosse adequado à proposta. Esses esboços foram digitalizados e, utilizando o programa gráfico "CorelDRAW Graphics Suite X6", foram vetorizados. Em seguida, o logotipo pré-definido foi apresentado à comunidade para que pudessem manifestar suas opiniões. Com isso, modificações puderam ser feitas para a melhoria e aperfeiçoamento da marca, que mais tarde foi utilizada na estruturação do rótulo como principal elemento de identidade cultural da região. Várias opções de rótulo foram expostas à comunidade, que debateu e escolheu a de sua preferência.
  O desenvolvimento para a produção do rótulo da farinha de mandioca na comunidade do Açungui teve a duração de aproximadamente quatro meses. A equipe do projeto realizou um total de vinte reuniões internas  na universidade e seis reuniões com a comunidade: quatro oficinas participativas e dois encontros para conversas individuais na casa de cada associado.
  Inicialmente nas oficinas, as questões abordadas foram sobre os elementos que um rótulo contém; a responsabilidade da associação e de cada membro perante o mesmo; a qualidade do produto no que tange as boas práticas de higiene; a importância da construção de um produto com identidade cultural e territorial; além do levantamento dos elementos culturais para a construção gráfica da imagem.
   Após a fase de explanação dos itens contidos no rótulo e de sua importância, iniciou-se um trabalho de grupo entre os associados da casa de farinha, onde ficou decidido que o nome que os representaria remeteria à comunidade, portanto por unanimidade deliberaram que o nome 'Açungui' representaria seu produto.

Resultados

 Com a grande maioria propondo os mesmos componentes, ficou decidido por usarem um desenho contendo um rio, que é de onde deriva o nome da comunidade, e pedras, já que ambos remetem ao local mais colocado, o 'Saltinho', onde nasce o rio Açungui que deu início à comunidade; bananeiras, cultivadas em abundância na região, assim como a palmeira juçara; quiseram que fossem representadas as ramas de mandioca; as aves e as montanhas.(Foto 1).
                                                 Foto 1 - Rótulo finalizado do Açungui

  O rótulo finalizado significa um avanço na comercialização da farinha de mandioca, permite o acesso a novos canais de comercialização permitidos para quem possui o selo da vigilância sanitária. Segundo Aranda  et.al. (2007) , a identidade territorial e construções coletivas de marcas territoriais geram benefícios de tipo social, produtivo e sobre as redes de comunicação existentes na comunidade. 

2 comentários:

Unknown disse...

Tenho interesse em comprar dessa farinha. Gentileza retornar com telefone ou email para contato.
Grata

Unknown disse...

Tenho interesse em comprar dessa farinha. Gentileza retornar com telefone ou email para contato.
Grata

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